Bem vindo a Clínica Dr. Jorge Wenke

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Blog

Home > Blog > CISTO DE BAKER

Autor: Dr. Jorge Wenke

Tipos, Joelho

05

Jan

Você sabe o que é Cisto de Baker?

Diferentes patologias que afetam os joelhos como artrose, lesões meniscais, lesões na cartilagem, dentre outras, podem promover um aumento na produção de líquido sinovial,  que levará a formação de um cisto (tumoração de conteúdo líquido envolto por uma cápsula sinovial) na parte de trás do joelho que leva o nome de Cisto de Baker.

O Cisto de Baker não é perigoso e não causa consequências a longo prazo. Muitos pacientes chegam assustados ao consultório pensando se tratar de um tumor, mas o cisto não tem relação com tumores malígnos.

 

Os principais sintomas são dor e rigidez no joelho e inchaço na parte de trás (às vezes, estendendo-se para a perna). O aumento de líquido provoca uma saliência, causando sensação de desconforto nesta região.

 

Fatores de risco

O cisto de Baker está geralmente ligado a outro problema no joelho, como a artrose. Qualquer pessoa pode desenvolver um quadro de artrose, embora indivíduos mais velhos, geralmente acima dos 60 anos, tenham mais propensão ao surgimento dessa doença. Isso acontece porque, com o tempo, a articulação do joelho sofre um desgaste da cartilagem associado a presença de fatores inflamatórios no interior da articulação que causam desequilíbrio na produção do líquido sinovial.

 

Quais são as causas do cisto de Baker?

Geralmente é a consequência de outra patologia articular do joelho:

• Lesão do menisco

• Artrite reumatóide

• Lesão do Cruzado Anterior

• Lesões de cartilagem

• Artrose

 

Diagnóstico de Cisto de Baker

Um cisto de Baker pode muitas vezes ser diagnosticado por meio de um simples exame físico. No entanto, alguns sintomas podem confundir com  os de doenças mais graves, como trombose, aneurisma  ou tumor. Por isso, o médico pode solicitar alguns exames de imagem não invasivos, incluindo ultrassonografias e exame de ressonância magnética.

 

Tratamento de Cisto de Baker

Muitas vezes, o tratamento específico do cisto não é necessário e o cisto pode desinflamar e reduzir de volume. Nos casos mais dolorosos o médico pode utilizar os seguintes tratamentos:

• Medicamentos antiinflamatórios

• Punção para drenagem do líquido

• Fisioterapia

Lembrando que o cisto de Baker geralmente é secundário a outra patologia. Esta sim deve ser diagnosticada e tratada.

ÚLTIMOS POSTS

Você sabe o que é LCP?

20 Fev - 2017

A CLÍNICA

ÚLTIMOS POSTS

A Clínica Dr. Jorge Wenke foi fundada pelo Médico Ortopedista Dr. Jorge Rafael Wenke, e tem como objetivo  se tornar uma clínica com um excelente padrão de  atendimento a qualquer tipo de patologia e problema ortopédico.

NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Av: Ataulfo de Paiva, 135/917
(Ed. Cidade do Leblon)
Leblon / RJ

Submitting Form...

The server encountered an error.

Formulário recebido

©2016. Desenvolvimento Vircom Design
Todos os direitos reservados.