Ligue: (21) 2274-5860 / 2274-6705
Blog
Home > Blog > LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR
Você sabe o que é LCP
O ligamento cruzado posterior (LCP) é um importante estabilizador do joelho, e está localizado no interior da articulação. Dispõe-se em diagonal desde a parte posterior e inferior da superfície articular da tíbia até a parte anterior e medial do sulco inter-condiliano do fémur. O LCP controla os movimentos de deslizamento posterior da tíbia sob o fémur.
A principal função do LCP é impedir a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur, além de prevenir a rotação externa da tíbia. Lesões nesta estrutura levam à instabilidade do joelho e hiperpressão femoropatelar, podendo causar desde dor anterior no joelho até alterações degenerativas.
As lesões no ligamento cruzado posterior são bem menos comuns do que as do ligamento cruzado anterior e requerem a aplicação de uma força considerável. Acontece sobretudo quando o joelho dobrado bate contra o painel do carro num acidente de automóvel, ou bate contra o chão quando um atleta cai para a frente sobre o joelho. Devido ao seu mecanismo lesivo, as rupturas do LCP são mais frequentes em jovens que praticam esporte de contato como futebol, handebol , futebol americano ou basquetebol. Acidentes de moto com trauma direto sobre a superfície anterior da tíbia são traumas de alta energia que podem levar à posteriorização da tíbia com ruptura do LCP.
Sinais e sintomas/ Diagnóstico
Uma sensação de estalido ou ressalto no momento da lesão às vezes pode ser sentido ou ouvido se o ligamento tiver sido totalmente rompido.
Quando o ligamento é lesionado, pode haver algum sangramento dentro da articulação do joelho. Isso pode levar a inchaço do joelho.
Dor. Novamente, o grau de dor irá depender da gravidade da lesão.
Limitação da mobilidade normal do joelho. Em rupturas completas do ligamento, o movimento pode estar severamente comprometido.
Sensação que o joelho está instável, com folga, podendo limitar a marcha.
Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica e exame atento do joelho são geralmente suficientes para diagnosticar a ruptura do LCP. Uma Ressonância Magnética pode ser pedida para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da lesão.
Tratamento
Uma vez que a lesão foi diagnosticada corretamente existem basicamente duas formas de tratamento:
1. Tratamento Conservador
Esse é indicado na maioria das lesões agudas do LCP e podem consistir inicialmente em aplicar o método PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). Técnicas fisioterápicas como eletroterapia, TENS e Ultra-som podem ser utilizados na sequência do processo de reabilitação. Antes do retorno as atividades é necessário um adequado reforço muscular (quadriceps e isquiotibiais), treino de marcha e treino proprioceptivo (equilíbrio).
2. Tratamento Cirúrgico
Casos associados a avulsão de fragmento ósseo tem indicação cirúrgica absoluta devendo ser realizada com a maior brevidade possível.
As lesões intra-substanciais isoladas do LCP necessitam de intervenção cirúrgica quando são Grau III ( deslocamento posterior maior que 10 mm ) ou então em lesões menores ( Grau I e II ) quando existem outras lesões associadas. A cirurgia também está indicada se o tratamento conservador não obtiver bom resultado.
ÚLTIMOS POSTS
Você sabe o que é Luxação da Patela?
30 Mar - 2017
Você sabe o que é Artrose do Joelho?
15 Mar - 2017
Você sabe o que é LCP?
20 Fev - 2017
A CLÍNICA
A Clínica Dr. Jorge Wenke foi fundada pelo Médico Ortopedista Dr. Jorge Rafael Wenke, e tem como objetivo se tornar uma clínica com um excelente padrão de atendimento a qualquer tipo de patologia e problema ortopédico.
NEWSLETTER
ÚLTIMOS POSTS
Você sabe o que é Artrose do Joelho?
14 Mar - 2017
Você sabe o que é LCP?
20 Fev - 2017
Você sabe o que é Cisto de Baker?
05 Jan - 2017
ENTRE EM CONTATO
(21) 2274-5860 / 2274-6705
Av: Ataulfo de Paiva, 135/917
(Ed. Cidade do Leblon)
Leblon / RJ
©2016. Desenvolvimento Vircom Design. Todos os direitos reservados